Tomar água: hábito fundamental durante a quimioterapia
O tratamento oncológico é um tratamento, geralmente, bem agressivo ao nosso organismo, e nosso corpo acaba ativando várias formas de defesa, os chamados efeitos colaterais e dentre eles está vômitos e náuseas em quase que 95% dos casos.
Como geralmente os vômitos são de forma frequente, acaba ocorrendo uma perda significativa de líquidos e sais minerais que devem ser repostos ao organismo para que não haja uma desidratação do paciente.
Por isso, os pacientes oncológicos devem repor constantemente os líquidos do corpo para diminuir os efeitos colaterais. Se não for possível a ingestão de grande quantidade de água, a frequência dessa ingestão deve ser maior, porém com menores quantidades, o importante é não deixar de se hidratar.
“Pelo menos um copo de água de 200ml a cada 30 minutos é o ideal para quem está fazendo quimioterapia”
Além disso, sabe-se que nosso organismo é formado por uma grande quantidade de água, marcando sua presença até mesmo no sangue, por isso quando o paciente ingere bastante água, além de ajudar na assimilação dos medicamentos da quimioterapia, o paciente também está protegendo os rins que ficam totalmente sobrecarregados com o tratamento.
Não deixe de se hidratar, beba água em abundância, faça bastante xixi, essa troca de líquidos em seu organismo é muito importante e estimula o melhor funcionamento de todo o sistema imunológico.