Quimioterapia
A quimioterapia é a utilização de uma medicação ou de um conjunto de drogas usando a destruição tumoral. Essa estratégia busca atacar as células com alto poder de multiplicação, impedindo que o câncer cresce desenfreadamente.
Ela tem uma ação sistêmica, ou seja, age tanto no local da doença quanto em outros possíveis órgãos, onde as células neoplásicas possam estar alojadas para tanto, pode ser feita por via endovenosa, via oral ou ainda com administração direta no local do tumor, com auxílio de técnicas especiais.
Hormonioterapia
Alguns tumores crescem estimulados por hormônios sexuais masculinos ou femininos, então hormônioterapia é uma maneira eficaz de controlar esse crescimento, diminuindo os níveis hormonais ou impedindo a ação deles na célula neoplásica, tal bloqueio hormonal pode ser feito por comprimidos, pela via intramuscular ou subcutânea.
Esse costuma ser um tratamento mais brando, não causando os mesmo efeitos colaterais da quimioterapia.
Terapias Alvo
Através dos estudos sobre como ocorre o crescimento e a disseminação do tumor, chegou-se em uma forma de tratamento direcionada, a terapia-alvo.
De maneira mais eficaz, destina-se exclusivamente à célula neoplásica, podendo agir impedindo a formação de novos vasos sanguíneos tumorais, barrando a ação de fatores de crescimento cancerígenos ou ainda fazendo com que câncer seja reconhecido pelo sistema imune do corpo, sendo assim consequentemente destruído.
A eleição do paciente para a terapia alvo dependerá do tipo e do estágio do tumor em questão, sendo também atrelado á exames de imuno histoquímico de expressão genética.
Tem efeitos colaterais específicos, distintos da quimioterapia clássica, mas que de maneira geral, costumam ser bem toleradas.