A Laserterapia é um tratamento realizado com um aparelho laser de baixa potência que emite uma luz (radiação eletromagnética) que é absorvida pelas células que não estão saudáveis no nosso corpo. Essa energia absorvida aumenta a circulação sanguínea na região promovendo a cicatrização, além disso tem ação analgésica e antiinflamatória no local aplicado.
Por ser um tratamento indolor, rápido e seguro, requerendo apenas o uso de óculos de proteção, tem sido amplamente utilizado na área odontológica nos pós operatórios (exodontias, implantodontista e cirurgias na região maxilo-mandibular) acelerando a cicatrização e reduzindo o edema e a dor; esses dois últimos efeitos levaram a utilização do laser nos pacientes com disfunção de ATM e que estão em tratamento ortodôntico.
Também pode ser utilizado para a prevenção e tratamento das mucosites orais, herpes, aftas recorrentes, paralisias faciais, parestesias e nevralgias do trigêmeo e finalmente pacientes com hipersensibilidade dentinária também podem ser tratados com a laserterapia.
Para as infecções na cavidade bucal, como peri-implantite, pericoronarite, candidíase, entre outras, pode-se usar um corante em conjunto com a laserterapia, tratamento esse chamado de Terapia Fotodinâmica (PDT). A PDT tem como vantagem não ter efeitos sistêmicos e nem criar resistência bacteriana.
Com o advento dos tratamentos a laser, os pacientes têm um tratamento odontológico com conforto e menor tempo de recuperação